quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Elogie em público e Corrija em particular

Em vários momentos de nossas vidas passamos por circunstancias que necessitamos de um incentivo em elogio, mesmo no trabalho como cristão (trabalho voluntario) no seu convívio com a família no trabalho  secular nos estudos e etc.   
O incentivo ou
gratificação tem a conotação de estímulo, ou seja, o ser humano trabalha baseado numa meta para atingir com a finalidade de ter direito à gratificação, na vida cristão ou na secula. O que ocorre nesse ponto é que ao atingir a meta, o nosso objetivo, esmorece e compromete a produtividade, até que se fixe nova meta ou novo objetivo. Não quer dizer que não seja uma forma de motivar, mas é apenas uma delas e podemos nos arriscar a dizer que não é a principal.
Já a motivação é um sentimento de comprometimento e de vontade frequente de desempenhar as tarefas e de se doar para um bem comum. A responsabilidade, o comprometimento e o profissionalismo estão acima de tudo. É muito difícil conseguirmos que um departamento (equipe) chegue nesse ponto de amadurecimento, mas o mais importante e difícil, é que o departamento permaneça nesse ponto. Vale deixarmos registrado que a motivação o reconhecimento é contagiante. 
O líder sempre tem que estar atento às insatisfações dos liderados, às dúvidas e aos pontos de desacordo. O líder precisa atuar, sempre que necessário. Reuniões com liderados é uma excelente postura e ajuda a identificar as necessidades para alcançar um melhor desenvolvimento do trabalho, mas vale ressaltar que seja uma reunião participativa que todos ou a maioria tenha o direito de se pronunciar, não estar ali só pra ouvir o que estar sendo dito pelo líder.
Elogiar, a principal motivação: Como o trabalho de motivação é bastante difícil, o líder não deve esquecer-se de elogiar as pessoas. Duas dicas são importantes: “Elogie em público e Corrija em particular” e “Encontre maneiras de elogiar todo seu pessoal, não privilegiando apenas um integrante do departamento”. Dessa forma, os membros do grupo estarão tendo o retorno do que fazem e poderão corrigir os erros durante a implementação das ações, deixando-os bastante à vontade para discussões e participações efetivas.
Realmente é uma arte, que exige muito mais do que motivar, que é, aliás, como vimos um conceito inatingível, mas proporcionar em todas as condições para que ele busque sua maior satisfação, envolvimento, recompensando-se e assim tornando-se mais produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário